Exposição Pintura e Poesia no Centenário de Orpheu

Pintura e poesia no centenário de Orpheu

A Exposição Pintura e poesia no centenário de Orpheu apresenta um conjunto de aquarelas de Alfredo Margarido inspiradas em poemas e na biografia de Fernando Pessoa – um dos principais membros do grupo da revista Orpheu, cujo centenário se comemora em 2015.

Alfredo Augusto Margarido (1928-2010) foi poeta, ensaísta, romancista, sociólogo, antropólogo, historiador, tradutor, artista plástico, politólogo, jornalista e professor universitário na França, no Brasil e em Portugal. Como crítico literário, dedicou-se, entre outros assuntos, ao estudo de Fernando Pessoa, que também inspirou sua obra iconográfica.

São apresentadas 38 obras originais, pertencentes ao acervo do Cedae, da Unicamp, e a coleções particulares brasileiras, com projeto expográfico que visa a ressaltá-las.

A exposição integra a programação paralela ao Congresso Internacional 100Orpheu, realizado na USP de 25 a 28 de maio de 2015, em parceria dessa instituição com a Universidade de Lisboa e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Durante a mostra, a Editora da Unicamp e a Edusp lançam uma nova edição revista e ampliada do livro 33 + 9 leituras plásticas de Fernando Pessoa (Porto: Fundação Eng. António de Almeida; Campinas: Editora da Unicamp, 1988), agora com o título Poesia e Pintura: Fernando Pessoa por Alfredo Margarido.

A exposição acontece na Sala BNDES, no Complexo Brasiliana USP, de 25 de maio a 26 de junho de 2015.

-----------------------------------

Sarau Orpheu na Casa das Rosas

A Casa das Rosas convida para o "Sarau Orpheu", comemorativo dos 100 anos da revista Orpheu (uma colaboração entre brasileiros e portugueses), fundada por Fernando Pessoa e seus companheiros de geração.

Será exibido um curta-metragem em homenagem ao poeta da heteronímia, e serão recitados poemas por atores, escritores e professores  de Literatura Portuguesa (participantes do Congresso Internacional 100 Orpheu USP).

Haverá também uma performance teatral e execuções de peças musicais.

 

O evento realizar-se-á no dia 29 de maio, das 19h30 às 21h30.

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000 (11) 3285-6986

Estação Brigadeiro do Metrô, em frente ao Shopping Paulista

Curadoria: Escritora e Prof. Dra. Mariella Augusta

 

Programação

Curta:

Lisbon revisited de Samir Abujamra

Declamação:

Profa. Dra. Maria Helena Nery Garcez (USP)

Prof. Dr. Carlos Felipe Moisés (USP)

Profa. Dra. Lilian Jacoto (USP)

Prof. Dr. Dionísio Vila Maior (Maestro e Professor da Universidade Aberta /Portugal)

Edmara Barbosa (escritora de teledramaturgia)

Eriberto Leão (ator)

Performace teatral:

Jorge Vaz Nande (Portugal)

Música:

Ênio Antunes (maestro/violinista)

Flávio Villar Fernandes (compositor/pianista)

Rafael Amadeo Barbosa  Luperi (pianista)

Michi Ruzitschka (violonista/ sete cordas - Áustria)

Susana Travassos (cantora - Portugal)

-----------------------------------

100 anos da revista portuguesa Orpheu em Brasília

Nesta quinta-feira, 21 de maio, mais uma excelente pedida literária: 100 anos da revista portuguesa Orpheu em Brasília, centenário celebrado em encontro na Embaixada de Portugal, com leituras, vídeo e palestras sobre o modernismo português e a obra de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros.

Palestras com Carlos Felipe Moisés e Felipe Fortuna (abril); João Ferreira, Ricardo Vasconcelos, Lúcia Helena Ribeiro e Fernando Marques (maio). Leituras dramáticas com Adeilton Lima, Bidô Galvão e Graça Veloso

Chamados de "loucos" pelos tradicionalistas e depois consagrados como inventores da nova literatura portuguesa, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros estiveram entre os criadores de Orpheu, revista que buscava "uma arte cosmopolita no tempo e no espaço". Foram duas publicações no ano de 1915, sete anos antes da Semana de Arte Moderna brasileira.

Para celebrar o centenário de Orpheu, o Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (CEN/UnB), com apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Centro Cultural Português (CCP) – Brasília / Camões I.P., promove os 100 anos da revista portuguesa Orpheu, evento que reúne palestras, leituras e exibição de vídeo, além do lançamento de Orpheu: 1915: 2015, antologia organizada por Carlos Felipe Moisés.

O evento reparte-se em dois encontros. O primeiro deles realizou-se no dia 23 de abril. O segundo encontro ocorrerá no dia 21 de maio, quinta-feira, às 18h30. O local é o Auditório da Embaixada de Portugal (Setor de Embaixadas Sul, Av. das Nações, Quadra 801, Lote 2), com entrada franca.

No primeiro encontro, em abril, o professor e escritor Carlos Felipe Moisés e o diplomata e poeta Felipe Fortuna falaram sobre Orpheu e sobre a obra de Fernando Pessoa (1888-1935). Exibiu-se fragmento do vídeo O marinheiro, com Sulian Vieira, atriz e professora do CEN, e o ator Adeilton Lima interpretou o poema "Ode triunfal", de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Pessoa.

Agenda – Neste próximo encontro, em 21 de maio, os professores João Ferreira, Ricardo Vasconcelos, Lúcia Helena Ribeiro e Fernando Marques abordam o projeto luso-brasileiro da revista; a relação de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916) com as vanguardas; a poesia de Sá-Carneiro; e o teatro de Almada Negreiros (1893-1970). Participam os atores Bidô Galvão e Graça Veloso, que leem poemas de Mário de Sá-Carneiro e trechos de obras de Almada Negreiros.

O professor João Ferreira (UnB), mestre de Literatura Portuguesa (e Brasileira), aborda "O projeto literário luso-brasileiro de Orpheu" com base em pesquisas que resultaram em livro de 1996, investigações a que tem dado continuidade. O professor Ricardo Vasconcelos, da Universidade Estadual de San Diego (EUA), fala sobre as relações do poeta Mário de Sá-Carneiro com as vanguardas valendo-se da correspondência entre Sá-Carneiro e Pessoa (a qual Vasconcelos vem pesquisando em colaboração com professor Jerónimo Pizarro).

A professora Lúcia Helena Marques Ribeiro, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (TEL/UnB), fala sobre a poesia entre simbolista e futurista de Sá-Carneiro. Fernando Marques, professor do CEN, comenta a dramaturgia lírica de Almada Negreiros.

Antes das palestras, os atores e professores Graça Veloso e Bidô Galvão (CEN) leem poemas de Mário de Sá-Carneiro e trechos de obras de Almada Negreiros, como o Manifesto anti-Dantas e a peça Deseja-se mulher. A coordenação do evento é de Fernando Marques, em diálogo com o diretor do CCP, João Pignatelli.

-----------------------------------

Acontece em São Paulo

Itaú Cultural - Exposição

Artes Visuais:

Exposição “Do Objeto para o Mundo – Coleção do Instituto Inhotim”

 

Casa das Rosas - Sarau do Pi

Sarau do Pi: Literatura Feminina Contemporânea

Sarau aberto à participação do público e comandado pelo Coletivo PI, que tem como um dos objetivos de suas ações pensar e realizar intervenções e performances urbanas sob a ótica do gênero feminino, reafirmando a rua e locais utilizados cotidianamente como espaços da experiência, memória e afetividade.

Com: Pâmella Cruz , Priscilla Toscano, Natalia Vianna, Mari Sanhudo, Chai Rodrigues, Jean Carlo Cunha e Talita Mochiute

30 de maio de 2015, às 19h

-----------------------------------

Artes visuais:

Exposição - Arte do Brasil no Século 20 (Museu de Arte de São Paulo)

Retrospectiva: 25 anos do Programa de Exposições CCSP (Centro Cultural de São Paulo)

Exposição José Resende (Pinacoteca do Estado de São Paulo)

Exposições (Museu da Língua Portuguesa)

-----------------------------------

Teatro

A Hora e a Vez (Teatro Parlapatões)

Solo teatral a partir da obra de João Guimarães Rosa, resultado de um longo processo laboratorial. A saga vem à tona por meio de um homem que transita e se funde às figuras que gravitam em torno dos percalços e angústias de Nhô Augusto.

Cia do Sopro

Autor: João Guimarães Rosa

Direção: Antonio Januzelli

Com: Rui Ricardo Diaz

19/02/2015 a 31/05/2015

-----------------------------------

Sesc Pompeia - Exposição

Terra Comunal - Marina Abramovic

-----------------------------------

Jazz nos Fundos

-----------------------------------

Seminários

 

III SINELLP - “PESSOA CONVIDA PESSOAS” - Nos 80 anos da Mensagem

Realização EMBAIXADA DE PORTUGAL NO BRASIL | UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA | CÁTEDRA AGOSTINHO DA SILVA

12, 13 e 14 de maio de 2014

Local: Universidade de Brasília (Auditório I do Instituto de Biologia)

Organização: UnB / IL / TEL (Cátedra Agostinho da Silva)

---------

1º Seminário Preparatório para o Congresso Internacional 100Orpheu: planejamento geral

Realização CLEPUL – LEPEM

09 a 14 de novembro de 2012

Local: Universidade de São Paulo

Organização geral: Dionísio Vila Maior (CLEPUL-UL) e Lilian Jacoto (LEPEM-USP)

PROGRAMAÇÃO

PortugalBrasil

16/03 - Universidade de Lisboa (FLUL)

-----------------------------------

2º Seminário Preparatório para o Congresso Internacional 100Orpheu “PESSOA E SEUS MESTRES”

Realização LEPEM | DLCV | USP

30 e 31 de outubro de 2013

Local: Universidade de São Paulo

 

Organização: Lilian Jacoto (LEPEM-USP)

ORGANIZAÇÃO

EXPOSIÇÃO





PARCEIROS E APOIOS